Você sabia que tudo no universo físico tende à perda de energia e à desorganização ao longo do tempo?
Quem tem filhos pequenos sabe bem o que isso significa. Arrume o quarto deles e volte uma semana depois... É o retrato da desordem! A Física dá o nome de entropia a essa tendência à desordem progressiva dos sistemas físicos.
E o que fazer para impedir isso? Para que haja organização em um sistema, é preciso que seja colocada ordem nele. Não uma ordem no sentido de imposição, mas um fluxo organizado de energia e in-formação.
Nós, seres humanos também sofremos a ação da entropia ao longo da vida. Nascemos com grande ordem interna que diminui com o passar do tempo, levando à deterioração das funções vitais e à morte do corpo físico.
O mais interessante é que a entropia também acontece na esfera psicológica do ser humano. A entropia psíquica explica por que tendemos a pensar negativamente e não positivamente.
A maioria de nós vive dominada pelo Cérebro Reptiliano que funciona baseado no medo. Para ele, tudo e todos são ameaças à sua sobrevivência, portanto, inimigos.
Sendo assim, reagimos frente a uma situação de stress qualquer de duas maneiras:
1) fugindo, com o rabinho entre as pernas ou
2) partindo para o ataque e jantando o inimigo.
São 70 mil pensamentos ao dia, em média, povoando a mente do homem comum. Na maioria das vezes, são pensamentos negativos, sem foco e desorganizados.
As emoções, por sua vez, também atuam na nossa mente gerando caos ou ordem:
As emoções negativas - medo, raiva, tristeza, mágoa, culpa, vergonha, preocupação, inveja, ciúme - aumentam a desordem mental.
As emoções positivas - amor, alegria, contentamento, entusiasmo, prazer, gratidão, esperança, confiança, otimismo – aumentam a ordem mental.
Se você não coloca ordem na própria mente, a tendência será a perda de energia e a desorganização do seu ser, isto é, o surgimento de pensamentos negativos, caos psíquico e doenças físicas ou mentais.
A entropia psíquica prejudica sua eficiência, pois a sua atenção é desviada de atividades importantes para a área de conflito mental. Quando você está com raiva, por exemplo, sua atenção está voltada para a pessoa que lhe frustrou ou agrediu - e é desviada do momento presente, onde a vida realmente acontece.
Assim, você perde a capacidade de perceber com clareza os acontecimentos e a capacidade de resolvê-los convenientemente.
Se não houver um fluxo inteligente que coloque energia para organizar a mente, a tendência é, inevitavelmente, cair nos pensamentos negativos.
Como a consciência cria na sua realidade exatamente o conteúdo que ela tem, a entropia psíquica leva ao caos na sua vida. É por isso que os pensamentos negativos criam situações negativas. Isso é inevitável.
Se deixar sua mente divagar, inevitavelmente ela penderá para a negatividade: perdas, acidentes, assaltos, falências, doenças, ciúmes, julgamentos, violência.
Se não houver autodomínio, a tendência é o caos absoluto: mental, emocional, financeiro, físico e espiritual. Portanto, é imprescindível que todo ser autoconsciente invista tempo e energia dominando a sua mente.
E como controlar a mente? Veremos no próximo post.
Por ora eu pergunto: você consegue perceber a entropia mental acontecendo com você?
Maravilhoso conteuco e esclarecer,eu estava assim,e agora estou caminhando,abrind a minha, saindo desde caos,como e bom trabalhar o cereccé.
ResponderExcluir