Nossos pés não foram feitos só para andar. Também servem para serem cuidados, massageados e pressionados.
Com que objetivo? Além da sensação de bem-estar natural, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é neles que se encontram pontos reflexo, ou seja, com correspondência aos órgãos e sistemas do nosso organismo que, devidamente manipulados, ajudam a restaurar a saúde e prevenir algumas doenças. Esta é a ciência e tratamento da Reflexologia, especialidade oferecida pelo Espaço Bambuí em Canoas.
O que é reflexologia podal?
É como se nos nossos pés exista um mapa, sendo que cada um representa cada lado do nosso corpo. Considerando este aspeto de lateralidade, ao pé esquerdo correspondem todos os órgãos, ou partes de órgãos, músculos, como o coração, baço ou pâncreas, sendo que ao pé direito correspondem igualmente todos os órgãos e estruturas desse mesmo lado, como por exemplo o fígado.
A reflexologia podal deve ser entendida como uma terapêutica energética, porque a pressão exercida nos pontos específicos do pé (onde se sente frequentemente alguma dor ou tensão) vai trabalhar precisamente o fluxo energético associado a determinado órgão ou sistema, com o intuito de estimular ou relaxar e de recuperar o seu bom funcionamento.
A reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo, permeando todas as células e tecidos. No caso de esta energia ficar bloqueada, a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afetada. Os bloqueios de energia no corpo humano refletem-se numa ou mais zonas localizadas nos pés e nas mãos. Utilizando técnicas especificas de pressão, estes bloqueios podem ser detectados, através da sensação de dor ou da presença de nódulos (áreas mais duras).
Benefícios e indicações do tratamento
Mais do que o alívio da tensão muscular, é comum as pessoas procurarem a reflexologia para tratamento de estados depressivos, hipertensão, enxaqueca, nervosismo, stress, obstipação e dor ciática, entre outras patologias. Os sistemas respiratórios, circulatórios e músculo-esqueléticos também são particularmente beneficiados.
A reflexologia e uma terapia além de curativa, preventiva das doenças. Os pontos de pressão dos pés e das mãos refletem todas as partes do corpo, externas e internas: órgãos, glândulas e também cabeça, tronco e membros. Cada ponto reflete uma atividade de outra parte do corpo. Os resultados conseguidos no tratamento de dores de cabeça e costas causados por tensão são bastante eficazes. Também pessoas que não conseguem se beneficiar com tratamentos de massagem ou quiropraxia. A reflexologia trata os sistemas: nervoso, respiratório, digestivo, endócrino e circulatório.
Menos tenção nervosa e muscular
Logo no início da sessão, a pessoa é induzida a um estado de relaxamento, através da estimulação de pontos específicos. Habitualmente, o ambiente envolvente é relaxante, calmo e confortável. O relaxamento inicial é muito benéfico para todo o processo de tratamento, podendo prolongar-se por horas ou dias, após terminar a sessão.
Diminui a dor
A sensação de prazer e de bem-estar, proporcionadas pelo relaxamento, liberta um conjunto de hormonas, que vão desencadear mecanismos para aliviar a dor.
Relaxamento profundo de todo o corpo
O nível de relaxamento pode levar a que a pessoa adormeça, durante a sessão. Mas também diversos são os relatos de pacientes que a partir do tratamento começaram a ter noites de sono muito melhores.
Melhora a circulação sanguínea e linfática
Ocorre um aumento do fluxo sanguíneo nos pés, cérebro, rins e intestino.
Contra indicações
De forma geral, não há contra indicações à terapia, sendo ela
- Pacientes com inflamações agudas no sistema linfático e/ou venoso
- Presença de machucados e ferimentos nos pés
- Presença de melanomas, em especial nos pés e nas pernas
- Leucemia, septicemia, hanseníase com comprometimento dos membros (pés e mãos), câncer em metástase, logo após uma cirurgia (depois de um mês), febre, trombose, micose ou fissuras (local) e doenças similares
- Pessoas com infecções na pele (ex.: infecções, sarnas, entre outras);
No caso das mulheres grávidas, o tratamento não é indicado por todos os terapeutas já que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o estímulo gerado é forte e intenso, podendo acelerar o parto.
Como funciona uma sessão de reflexologia
As sessões têm a duração média de 45 minutos e, consoante os casos devem ser mantidas uma a duas vezes por semana. Diferente da massagem onde estão envolvidos movimentos generalizados de pressão, alisamento entre outros, os reflexologistas usam suas mãos para aplicar pressão a específicos pontos do seu pé.
Normalmente você permanece totalmente vestido, sentado com suas pernas numa posição onde eles ficam elevadas ou deitado sobre uma maca. O reflexologista pode colocar talco ou loção no seu pé para facilitar a manipulação.
Depois de gentilmente massagear seu pé, o reflexologista começará aplicando pressão aos pontos reflexos que correspondem ao seu problema de saúde. Ele irá tratar primeiro um pé, depois o outro.
Fonte:Espaço Bambui - Terapeuta Rafael Leandro Hakim
Nenhum comentário:
Postar um comentário