Morar em um carro não é uma alternativa recomendável para ninguém.
Muito porém, pode existir algum momento em sua vida em que você precise se virar fora de casa, numa viagem, ou mesmo quando sua mulher lhe expulsar de casa por ter aprontado na noite anterior.
São nessas horas que é válido saber como lidar com uma situação como esta.
Podem, portanto, existir momentos onde "sobreviver" é a palavra do dia: se você tiver um carro espaçoso, melhor ainda!
Veja no artigo abaixo algumas dicas que podem ser valiosas neste momento de apuro.
1-Você só conseguirá sobreviver em seu carro se ele funcionar.
Mantenha seu carro em ordem, fazendo a manutenção mecânica e elétrica do veículo periodicamente. E digo mais: se você sentir que sobreviver em seu carro será algo rotineiro em sua vida, compre uma kombi. Acredite: um pouco mais de espaço sempre é bom.
2-Encontre um lugar tranquilo e seguro para estacionar.
Primeiro de tudo, cheque se existem comércios próximos a área onde você irá estacionar o veículo (não só pela comodidade de eventualmente fazer alguma compra, mas também pelo movimento). Procure por ruas de trânsito médio, que não possuam calçadas.
Prefira um local um pouco mais discreto, que embora tenha movimento constante e policiamento, não apresente pessoas "curiosas" demais para ficarem espiando pelas janelas de sua casa móvel.
Estacionamentos de igrejas normalmente são quietas e tranquilas durante dias de semana. Se você checar um pouco, pode ser que encontre uma igreja um pouco mais discreta em sua cidade. Este seria um excepcional local para estacionar seu carro.
Você pode, inclusive, aproveitar a proximidade e frequentá-la, auxiliando como poder em sua comunidade religiosa;
Regiões industriais ou comerciais geralmente são barulhentas pela manhã, mas muito agradáveis e quietas pela noite. Você pode encontrar uma região deste tipo, muito bem observadas e seguras (normalmente, os guardas privados que vigiam as empresas não vão lhe perturbar);
Estacionamentos de universidade também são regiões ideais, ainda mais se você for um estudante. Se for necessário, peça uma autorização para estacionar;
Regiões de "Camping" também são uma boa opção, muito embora sejam tão caras para alugar quanto um hotel. Alguns parques apresentam região de "camping" muito embora permitam sob um período restrito;
Se você não encontrar nenhum banheiro por perto, regiões com pequenos lagos podem ajudar no momento do aperto na bexiga.
E mesmo você pode ir ao "matinho", não se esquecendo do papel higiênico.
Seja um bom escoteiro e enterre o número 2
Você pode usar estacionamento de hospitais públicos. Qualquer coisa, diga que está aguardando o tratamento de um parente querido e doente;
Uma vez que você encontre um local, tente não chegar tarde da noite e saia de manhãzinha. Isso atrairá pouca atenção;
Devido ao barulho, você notará que talvez possa ser necessário tapa-ouvidos durante a noite. Tenha em mente que, ao usar qualquer aparador de som, ele deve ser suficientemente isolante para sons distantes, mas não para barulhos mais próximos como o som de alguém batendo no vidro de seu carro.
3-Encontre um local para tomar um banho.
O mais lógico e fácil para você pode ser usar os vestiários de um ginásio público. Tente se vestir adequadamente e manter a aparência limpa. Esta é a única forma de ninguém te incomodar, indagando ou pensando que você é de fato um "sem teto". Bem, você é, mas ninguém precisa saber no instante em que te vê na rua, não é mesmo?
Centros de recreação públicos também apresentam banheiros, bem como piscinas públicas. Talvez nestes espaços você consiga um bom local para tomar uma ducha por dia. Outros locais interessantes são postos de gasolina de beira de estrada e paradas de caminhoneiros. Sempre você pode encontrar um banheiro para tomar banho e mesmo uma comidinha barata.
4-Seja sempre muito discreto.
Manter sua "rotina móvel" com discrição minimiza os embaraços de sua situação e ajuda a evitar possíveis enchimentos de saco (com policiais e bandidos, por exemplo)
Use diversos locais de parada, assim ninguém prestará a atenção em você;
Quando você tiver que se mover dentro do carro, faça isto de forma gentil, para que o veículo não fique balançando;
Considere a utilização, nos dias de frio, de uma cobertura total ou capa para seu carro. Nos dias mais quentes, use um protetor de para-brisa interno;
Você descobrirá que a privacidade é meio que uma coisa impossível dentro de um carro, por conta das janelas. Existem algumas alternativas baratas para isto, como o insulfilme;
Mantenha as janelas suficientemente abertas, de noite (ao dormir). Só não as abra demais pois mãozinhas desavisadas podem se intrometer dentr de sua casa.
5-Tenha em mãos alguns itens essenciais.
Os itens essencias para a sobrevivência em seu carro são: um cobertor, um travesseiro, e um colchonete. prefira usar o banco de trás para dormir, ao invés dos bancos da frente. Muito embora algumas pessoas consigam dormir com o banco reclinado, com o tempo, você pode desenvolver uma dor crônica na coluna.
Como geladeira, uma caixa de isopor dará conta do recado. Nela você pode colocar gelo, e suas bebidas ou comidas que necessitem de refrigeração para se manterem devidamente condicionadas;
Um item também considerado essencial, e que pode fazer da vida em um carro mais fácil, trata-se do banheiro químico. Se você não tiver condições, você pode urinar em garrafas vazias de plástico, que depois podem ser recicladas, ou esterilizadas e reutilizadas.
6-Compre uma bateria extra e veja se está tudo ok com seu pneu step.
Tenha certeza, estes são itens mais do que essenciais. Não raras vezes, pelo uso, o carro pode ter sua bateria arriada, ou pneu furado: esteja seguro de ter os materiais necessários para também lidar com este tipo de situação.
7-Encontre formas alternativas de se gerar eletricidade.
Hoje em dia existem um grande número de dispositivos úteis que podem ser utilizados por intermédio da bateria do carro, como fogões elétricos, adaptadores para som e laptops, etc. Muito porém, o uso da eletricidade de seu veículo pode se tornar impraticável ou oneroso tendo em vista sua demanda diária de energia: para tal seria necessário então uma bateria dupla e um sistema elétrico que suportasse o uso. Por conta disto, torna-se necessário que você encontre formas alternativas para se gerar eletricidade.
Você pode encontrar dispositivos movidos à energia solar, ou mesmo baterias deste tipo. Muito porém, não raras vezes, são ainda dispositivos muito caros;
Uma boa alternativa para o fogão elétrico é o fogão à gás, ou mesmo uma churrasqueira simples (tome cuidado com este tipo de material, e por razões de segurança evidentes, evite utilizá-los no interior do carro. Sempre cozinhe fora do carro, em um local seguro.
8-Tenha um local para guardar itens que seja portável.
Por exemplo: algumas malas ou necessaires nas quais você pode carregar seu sabão, suas roupas, carteira e celular, e que você possa levar consigo para onde for. Use, por exemplo, o porta-malas para guardar itens valiosos ou coisas que você não quer deixar à vista, no interior do carro. Considere também, se possível, deixar uma mala de itens importantes e que podem ocupar muito espaço, na casa de um amigo ou conhecido. Ao lavar as roupas, também, lembre-se de guardá-las secas, para evitar o mofo e o mal cheiro.
9-Separe as roupas sujas das limpas com sacolas plásticas.
Desta forma, você acaba resguardando as roupas limpas do mal cheiro.
10-Avalie suas opções de alimentação.
Isto é muito importante. Mantenha no carro uma caixa rígida (para não correr o risco do alimento ser amassado) ou cooler com comida. Galões de água, por exemplo, são necessários para muitos fins. Considere uma dieta vegetariana, saudável, fresca e barata: desta forma você também pode ficar em forma. Use as redes de fast food só de vez em quando, pois são grandes os riscos de você sempre comer por lá e adquirir alguns quilos além da conta.
11-Mantenha o otimismo, mesmo nesta situação deprimente.
Tenha em vista que esta é uma situação temporária. Mesmo nela, procure manter o seu emprego, ou buscar um melhor (que pague mais). Economize, construa uma boa poupança, e - se necessário - peça auxílio de assistentes sociais e demais autoridades governamentais que possam dar uma força.
Fonte: Wikihow
Nenhum comentário:
Postar um comentário