“Por que tenho que ir à escola?”
Esta pergunta pode ganhar diferentes contornos de respostas se refletirmos sobre o lugar em que colocamos a escola na vida das crianças e o modo que justificamos sua atuação nela. E isso tudo diz muito sobre o que imaginamos que é o sentido da vida.
Para as crianças a escola é o espaço – fora de casa – mais importante para sua constituição como seres humanos. Mas, dependendo do que entendemos como vida, seu sentido, o futuro, podemos passar para elas uma ideia equivocada de como esse espaço pode se constituir em sua vida.
Silvia Bleichmar, psicanalista argentina nos recorda ou nos alerta que a “Escola é um Lugar de recuperação de sonhos“ .
Segundo ela, não podemos indicar às crianças que precisam ir à escola para conseguir um emprego e ganhar a vida, pois isso seria contraditório com a ideia de dar sentido à vida, pois seria como estar trabalhando para ter mais trabalho.
“Se a um Ser Humano dizemos que a única coisa que importa de tudo o que está fazendo agora é preparar-se para continuar vivendo,estamos falando a um escravo e não a um
Ser Humano “.
Assim, é preciso considerar que é preciso dar sentido à vida para as crianças, que elas compreendam que estamos aqui para mais do que uma auto conservação.
“Não se pode propor a um Ser Humano que o sentido da sua vida está em ganhar a sua subsistência,porque isso não é sentido de vida nenhuma “.
Para que possam se realizar e construir um mundo cada vez melhor, precisamos mudar nossa postura e ajudar as crianças a entenderem o sentido da vida.
“Temos que parar com esta idéia de que projetamos às crianças que o único sentido de conservar sua vida é para que trabalhem e sobrevivam: o sentido de conservar sua vida é para construir um país distinto onde possam recuperar os sonhos. E a escola é um lugar de recuperação de sonhos,não somente de auto conservação “.
Fonte: Toda Criança pode Aprender
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