Além da falta de ânimo e da dor no corpo que acompanham pessoas que dormem pouco, noites sem sono também causam problemas para a visão. A insônia está associada ao desenvolvimento de diabetes e complicações cardíacas, doenças que atingem a saúde dos olhos e podem levar a hemorragias e até à perda da visão em casos extremos.
Segundo Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP), estudos comprovam que a falta de sono atinge taxas de hormônios importantes, o que aumenta as chances de se desenvolver as deficiências. O estresse gerado pela dificuldade em pegar no sono faz com que o corpo produza o hormônio cortisol. “Ele dificulta o uso da insulina produzida naturalmente pelo organismo, aumentando a quantidade de açúcar no sangue, causando diabetes”, explica.
GLICOSE EM ALTA
O especialista detalha que o alto nível de glicose na corrente sanguínea ‘irrita’ as finas paredes dos vasos que ficam nos olhos, ocasionando hemorragias que podem cegar.
Noites em claro elevam ainda o nível de substâncias inflamatórias, associadas ao aparecimento de doenças cardíacas. Essas substâncias também comprometem artérias e vasos dos olhos, resultando em possíveis hemorragias. Nos dois casos, os sintomas começam com a visão turva ou embaçada.
As mulheres precisam ficar ainda mais atentas, de acordo com Leôncio, já que são as principais vítimas de insônia, por causa das oscilações hormonais na tensão pré menstrual (TPM). “Mulheres apresentam 50% mais chances de ter diagnósticos de problemas oculares,” destaca.
PREVINA-SE
Comer laranja, goiaba e acerola, frutas ricas em vitamina C, ajudam a diminuir a produção do cortisol e preservam os olhos dos radicais livres.
Ingerir uma pequena quantidade de carboidrato de 60 a 90 minutos antes de dormir aumenta a quantidade de insulina no sangue, o que eleva o nível dos hormônios do sono.
Incluir na dieta a castanha do Pará, que contém selênio, nutriente que ajuda a proteger a saúde dos olhos e combate depressão.
Evite café, doces e gorduras saturadas antes de dormir. São um perigo para uma noite tranquila.
O uso frequente de celulares, computadores ou tablets perto da hora de dormir precisa ser evitado. Eles tiram a atenção e deixam a pessoa ansiosa.
O dia.ig
Nenhum comentário:
Postar um comentário