"A agressividade é uma forma de mascarar a fraqueza”
(The Secret)
Existem dois tipos de agressividade : a negativa e a positiva, isso é algo muito comum no cotidiano, uma reação normal do ser humano devido ao seu instinto de sobrevivência e preservação.
Todos passamos por momentos de raiva e situações onde é necessário ser mais contundente e firme, mas o foco deste texto é sobre o lado negativo, aquelas pessoas que reagem exageradamente a todos os acontecimentos corriqueiros como se fossem guerras, grandes afrontas pessoais ou invasão de seu espaço e cultivam um espírito belicoso em qualquer situação banal, criando confusões por qualquer motivo.
Geralmente ligada a questões de um complexo de inferioridade e baixa auto estima, esta conduta acaba sendo uma maneira de compensar seus fracassos, constrangendo os demais, punindo o mundo que acredita ter lhe feito mal, conseguindo assim uma falsa sensação de poder, vitalidade e alívio momentâneo para suas dores internas.
" A agressividade continuará no topo comportamental da pessoa quanto maior for sua necessidade de atenção ou carência." (Antônio Araújo - Psicólogo)
Esta revolta acaba gerando um descontrole constante diante de qualquer frustração seja ela significativa ou não e se manifestando também como uma maneira de combater o próprio tédio se envolvendo em interações acaloradas e provocando uma resposta daqueles que no fundo julga que o menosprezam, classificando, desqualificando, caluniando as pessoas e até fantasiando situações na tentativa de impor o que deseja e no fundo convencer mais a si mesmo do que aos outros.
Outro ponto importante é que este sentimento geralmente está aliado a inveja, pois a incessante comparação que fazem em todos os aspectos e a raiva crescente que sentem acabam gerando este conjunto de sentimentos, uma combinação bombástica e perigosa que pode resultar em paranóia e mania de perseguição.
Em alguns casos a agressão não é apenas verbal ou física e sim em atitudes veladas na tentativa de prejudicar alguém de alguma forma para sentir-se superior.
Agressivos muitas vezes são ovacionados pelas suas colocações e atitudes, mas esta é uma admiração doentia, pois nasce naqueles que enxergam neste comportamento algo que lhes falta, ou seja, a coragem de expor sua fúria reprimida e devido a isso se encantam diante de manifestações de grosseria, acreditando que esta seja a personificação de uma pessoa sincera e autêntica e que agressões são a única forma de se impor e conseguir algo.
Mas não se enganem, sinceridade, autenticidade e firmeza podem e devem ser expressadas com educação, respeito e elegância.
O que os encrenqueiros não entendem é que conquistas baseadas na agressão ou na manipulação tem como resultado apenas medo, insegurança, pena e desprezo, viram até motivo de piada e não alcançam o respeito e admiração tão almejados e pelos quais lutam avidamente.
Como lidar com isso : Uma escolha que depende de nós
Não permita que este tipo de atrito mesquinho macule o seu equilíbrio, não se abale com provocações imaturas, não gaste suas energias em discussões que não levam a nada e que só visam a disputa de poder ou então a necessidade de mostrar que sempre tem razão.
Evitar este tipo de conflito não irá manchar sua imagem e nem desabonar suas convicções e crenças, muito pelo contrário, demonstra bom senso e prudência.
Quando estamos seguros de quem somos e de nossas atitudes, não é preciso provar nada a ninguém, muito menos participar de lutas desnecessárias com pessoas medíocres e desequilibradas que tem como único objetivo nos desestruturar e descarregar seus conflitos mal resolvidos em qualquer um.
Não alimente os agressivos em seus devaneios, não coloque mais lenha na fogueira das vaidades, se precisar expor seu ponto de vista ou se defender, use argumentos fortes, mantenha a calma, não levante a voz e não se nivele a baixarias, desta forma pode ser que consiga apaziguar o instinto desagregador do outro e chegar a um consenso racional.
Se nada disso der certo, considere a possibilidade de ignorar totalmente esta pessoa, pois geralmente estão cegos e surdos para qualquer argumentação e só querem mesmo a satisfação de manter viva no ar a discórdia...
Insistir em lidar com pessoas assim na maioria dos casos é inútil e desgastante, pois o Inferno arde em seu interior e estão desesperados tentando envolver todos neste caos que os dominam, custe o que custar...
Quando se deparar com alguém deste tipo, controle seu ímpeto de revidar ou se justificar, simplesmente olhe para o outro lado e siga se dedicando a lutas mais construtivas e produtivas, usando sua força, energia e coragem para algo importante, útil e batalhas que realmente valham a pena.
Se você é o agressor, tente mudar seu comportamento ou procure ajuda para conseguir um estilo de vida mais tranquilo e interações mais saudáveis, pois a agressividade negativa pode lhe prejudicar de maneira irreversível .
Como sugere a frase abaixo, não lute ou perca seu tempo com quem não merece esta honra.
"Assim como o lutador, o guerreiro da luz conhece sua imensa força e jamais luta com quem não merece a honra do combate."
(Paulo Coelho)
Samanta Sammy
Fonte:Vida Real da Sam
Nenhum comentário:
Postar um comentário