Fofoca no ambiente de trabalho é uma situação embaraçosa da qual ninguém, ou quase ninguém, consegue ficar imune.
“Infelizmente é comum ter muitas fofocas no ambiente de trabalho e quanto maior a quantidade de funcionários, pior é”, diz o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz.
Ele explica que é a falta de liderança, principalmente, que faz com que algumas pessoas só queiram ficar falando da vida dos outros e participando de conversas alheias.
E diz que os que não fazem parte da turma dos fofoqueiros devem simplesmente ignorar essas conversas. “Excesso de fofoca acaba afetando negativamente toda equipe.
Por isso, ignorar ainda é o melhor caminho”, afirma.
Existem dois tipos diferentes de fofoca: sobre coisas que realmente aconteceram e a fofoca que inventa. “A fofoca inventada é pior pois denigre injustamente a imagem de algumas pessoas”, diz.
Quem é mais reservado sofre menos com as fofocas, pois se expõe menos. Mas e se os colegas ficarem perguntando demais sobre sua vida? “Diga que é uma pessoa reservada e mude de assunto”, aconselha. O mesmo vale para quando começarem a contar coisas de outras pessoas. Não propagar a fofoca é melhor forma de deixar claro que você não compactua com isso. “Não divulgue e você provavelmente não será alvo”.
Mas se você for a vítima da fofoca, não dá para não agir. Nesses casos, o consultor aconselha reunir algumas pessoas na hora do cafezinho e contar a sua versão. “Eles naturalmente farão com que isso se espalhe e atinja os caluniadores”, afirma.
Fonte: Abrhba.org
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