O funcionário fofoqueiro é o que mais prejudica o ambiente de trabalho, segundo pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Segundo o estudo, que ouviu quase sete mil pessoas para saber "qual perfil é mais difícil de lidar em uma equipe”, o fofoqueiro ganha do enrolador e do funcionário ranzinza.
Todo tipo de fofoca, até a considerada boa, prejudica o trabalho. O ambiente fica pesado, carregado e há sempre um alvo, que pode ser um colega ou você, afinal toda empresa tem fofoca, inclusive a sua.
“Se você tem um fofoqueiro como colega, pergunte para ele por que falar sobre o assunto, o que isso vai fazer diferença e por que ele faz fofoca. Geralmente é para se proteger, mostrar que o trabalho dele é melhor. Então, ele sempre ressalta uma coisa ruim de uma pessoa”, afirma a analista de treinamento da Nube, Rafaela Vieira Gonçalves.
Em uma empresa de São Paulo, quando os chefes percebem que a fofoca está ganhando muita atenção, eles chamam os fofoqueiros para uma conversa. “O grande desafio é você trazer a sua equipe para você, tentar entender o porquê daquela fofoca e tentar solucionar. Se a gente não parar, analisar, interferir, essa fofoca com certeza pode ser algo prejudicial para a empresa”, opina Carlos Coelho, gerente da empresa.
Em muitos casos, a demissão do funcionário fofoqueiro é a única saída. “Muitas vezes, o fofoqueiro chegou a tal nível da sua fofoca que é irreparável, a imagem dele foi tão prejudicada que é melhor você trocá-lo de equipe ou eliminá-lo da equipe, porque a equipe mesmo não o aceita mais”, orienta Alexandre Prates, consultor de carreira.
Quem não gosta de fofoca dá uma sugestão para os colegas de fofoqueiros. “Eu costumo ignorar, porque é aquele negócio, você vai levar para frente e pode te causar problemas. Então, o remédio melhor para isso é ignorar mesmo”, indica André Bishoff da Cruz, diretor de criação.
por Veruska Donato
Fonte:G1.Globo
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