sábado, 11 de junho de 2016

A amizade nos dias de hoje





Muita gente tem uma visão romantizada da amizade, assim como tem do amor. Os filmes e os livros de ficção acabam fazendo desta, uma coisa comum, onde você encontra em qualquer lugar, onde é fácil conhecer a amizade da sua vida, e depois de um dia de conversa esse "amigo" é capaz de dar a vida dele para salvar a sua.
Mas não, não é assim, parem de se alienar, isso pra mim chega a ser ficção científica.
Falar "meu amigo" é quase dizer "eu te amo" e exatamente por isso esse tipo de frase/sentimento/afirmação está banalizado, afinal o que essa geração entende de amor ou de preceitos que sucedem a amizade?

Mallu Moraes tem uma frase interessante sobre isso:

"Nunca confunda sinceridade com grosseria,
falsidade com educação e amigos com colegas."

Eu tenho orgulho de dizer que posso contar meus amigos nos dedos de apenas uma mão. Quantidade realmente não é importante quando se trata de amizade. Nada te impede do "coleguismo" de interagir e se divertir com as pessoas e até bater papos mais profundos com eles, caso contrário da a impressão de que você é extremamente anti-social ou um sociopata.

Mas o amigo é aquele que pouco se importa se você vai gostar ou não do que ele vai dizer, mas diz para o seu bem. Ele é aquele que tenta entender os seus motivos e mesmo não entendendo te perdoa. Amigo é fiel, não sai falando por ai de você, amigo é praticamente família e família é eterna.
É desse tipo de amizade que estou falando, então me pergunto:
Como é que raios essas pessoas em rede sociais dizem ter tantos amigos? Será que elas foram tão sortudas de encontrar esses seres quase que mitológicos nessa quantidade tão  absurda? Ou será que elas não entendem o que significa a amizade?

Não cara, o ser humano é egoísta e mesquinho demais para ser esse amigo dos filmes, e se você tiver a sorte de encontrar um, segure-o, valorize-o, ame-o. Olha bem pro mundo em que vivemos, guerras por egos e poder, mentiras, gente que só pensa no status, pessoas que vivem para destruir outras... E no meio disso tudo a pergunta que fica é:
Será que ainda da pra confiar na amizade?

Provavelmente 90% das pessoas que estão lendo esse texto ja se decepcionaram com alguma amizade e bem provavelmente eu bati o recorde, porque ja me decepcionei com praticamente todos a minha volta e isso me fez uma pessoa a cada dia mais seletiva quando se trata de confiar e principalmente nomear uma pessoa de amiga, ou seja, eu sou expert. ;)

Então a dica que eu deixo pra você identificar um amigo verdadeiro é:

-Siga o seu coração e intuição. Se por mais que a pessoa pareça perfeita o seu coração ficar apertado e a intuição alertando-o que há alguma coisa errada, pode ter certeza de que esse não é um amigo pra você. (A intuição e o coração nunca erram)

-Veja como este se comporta com os demais "amigos". Pessoas que tem o hábito de falar mal dos outros pra você, tem grandes chances de falar mal de você para os outros.

-Seja sincero e veja a reação dele. Sinceridade doí, mas para ser um amigo verdadeiro a sinceridade deve prevalecer, diga o que ele precisa ouvir, não o que ele quer ouvir e observe a sua reação e se essa atitude é reciproca.

-Veja a reação dele quando você passar por algum momento de dificuldade. Não há momento melhor para se conhecer um amigo de verdade do que nessas horas. 

-Não desista! Acho que assim como todos temos o direito de encontrar o amor de nossas vidas, também temos o direito de encontrar a nossa amizade de filme. É importante se deixar aberto a conhecer novas pessoas/lugares para de fato identificar um amigo pra vida inteira.


"Desentendimentos não afastam os verdadeiros amigos, bons momentos jamais sustentam os falsos."       Leo Cruz

A autora desse texto acha que amizade é praticamente um unicórnio mágico.

por Tati Gadani
Fonte: Viva o Retrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário