Para consumir frutas e verduras é fundamental fazer uma boa higienização. “Tanto as hortaliças quanto as frutas são produzidas no meio ambiente. Elas acabam entrando em contato e indo para a casa das pessoas contaminadas por bactérias. Essa contaminação por bactérias pode provocar doenças veiculadas por alimentos, como diarréia e intoxicação alimentar”, explica a nutricionista Luciana Oliveira.
Muita gente acha que o vinagre ajuda a eliminar as bactérias, mas a única coisa que ele faz é ajudar a soltar a terra e os insetos que ficam presos nas folhas verdes. A forma mais eficiente de higienizar as frutas e hortaliças é usar água sanitária e água corrente. “Se a gente não higieniza o melão, por exemplo, na hora de cortar a fruta, as bactérias que estão por fora, na casca, vão entrar para a polpa e a gente vai consumi-las", diz a nutricionista.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Na hora de escolher a água sanitária, é importante conferir se ela tem registro no Ministério da Saúde. Não compre produtos com perfume e nem outras soluções de limpeza para a roupa: “Quando higienizamos as frutas e as hortaliças com uma solução clorada, a gente elimina uma carga de bactérias que está por fora desses alimentos e conseguimos retardar o processo de deterioração deles. Isso ajuda na conservação também”.
Não existem no mercado produtos que eliminam o agrotóxico. Neste caso, a única alternativa é optar por alimentos orgânicos.
por Shirlei Paravisi
Fonte: G1.Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário